Elopement wedding


Vamos começar pelo o mais importante, o que é um elopement? Deixo-vos a nossa versão da definição de um elopement:


Um casamento para vocês, um dia para vocês, com quem vocês querem, onde vocês querem e da maneira que querem!

Vamos falar mais sobre esta definição?


Um elopement é uma experiência, um casamento completamente centrado em vocês. Há quem fale de elopements quando fala de casamentos denominados pequenos, casamentos intimistas e também vai muito por aí também e já vou explicar melhor porquê, mas casamentos pequenos e intimistas podem ser ou não ser elopements! O foco está no casal e no compromisso que estão a fazer um com o outro.


De seguida, vou desconstruir a nossa definição para vos ajudar a perceber um pouco melhor.

Um casamento para vocês, um dia para vocês


Uma parte muito importante e para mim o ponto de partida. O dia é centrado em vocês, tudo é pensado em torno do casal. Desta forma, podem e devem inserir no vosso dia o que gostam de fazer juntos como casal. Pensem no que normalmente gostam de fazer naqueles dias que estão juntos com tempo livre e em "dias de folga" e incorporem isso no vosso dia!

Com quem vocês querem


Aqui está um ponto muito importante e que é um mito associado a este tipo de casamentos. O número de convidados não dita se é um casamento elopement ou não. Há quem associe a elopements a só existir a presença do casal mas há elopements com convidados. A diferença fundamental é que tudo é centrado no casal. Por vezes os convidados só estão numa parte do dia, outras vezes são só aquela meia dúzia de pessoas mais próximas, o importante é que sejam apenas as pessoas que vocês querem

onde vocês querem


Sem dúvida que se associa muito elopements a ir fazer caminhadas e trilhos e encontrar sítios magníficos pelo caminho onde trocar os votos! Mas na realidade um elopement não tem um sítio/actividade associada. Pode ser um dia de aventura por trilhos, se é o que gostam, mas pode ser um casamento urbano, pode ser em vossa casa, pode envolver uma ida à conservatória, pode ser onde vocês quiserem! E isto leva-nos à última parte:

da maneira que querem


Lá está o ponto chave! Façam o que vos apetecer fazer, planeiem o que o vosso coração vos dita, façam o que vos dá na gana! Não há um nenhum livro de regras e de protocolos a seguir. Vocês ditam o vosso dia, à vossa maneira, para viverem a celebração da vossa união e da vossa relação da melhor forma.

"all day elopements"

Há também a associação que os elopements só merecem uma reportagem de poucas horas, mas para nós, é o vosso dia e devem viver o dia e não só uma parte.


Nesta parte, costumo ajudar os noivos a perceber o que podem fazer e como podem implementar o que gostam no seu dia. Para vos ajudar a perceber como um elopement pode ser de dia inteiro, de 10 horas, partilho aqui duas timelines que preparei para noivos nossos (como são a título exemplificativo retirei a parte identificativa dos locais)

Exemplo 1


15h Chegada do fotógrafo ao airbnb para reportagem da preparação dos noivos (cada um numa divisão diferente)


16h First look - existe um local no interior perfeito onde estará presente o bonsai que compraram ao ir viver juntos e os acompanha desde aí


16h30 Saída para a Serra (cerca de 10 minutos viagem) e início da caminhada pelo trilho escolhido


18h30 Troca de votos pela hora de pôr-de-sol (os noivos irão decidir o sítio exacto durante a caminhada)


19h30 Fim do trilho


20h Jantar no drive in


20h30 Champanhe e primeira dança num parque estacionamento vazio


21h Fotografo termina a reportagem

Exemplo 2


8h45 Chegada do fotógrafo ao hotel


9h Preparação no hotel em conjunto


11h First look com troca de votos no jardim junto da conservatória 


12h Cerimónia na conservatória


13h Chegada as caves e recepção dos convidados. Abertura de bolo e brinde com os convidados. Pequeno cocktail


14h45 Despedida dos convidados com a primeira dança e dança pai da noiva e noiva


15h Almoço a dois no interior das caves.


16h30 Ida para alojamento local (30 min distância) com vista para Douro. Sessão de noivos ao por de sol no exterior de alojamento com a vista

Brinde a dois e início de cinema ao ar livre


18h Fim de acompanhamento de fotografia do dia


No dia seguinte, início reportagem ao nascer do sol na ribeira 7h


9h Volta para airbnb com piquenique a dois com brunch 


10h30 Fim da reportagem

Como podem ver um elopement é uma experiência, é um casamento para vocês que podem incluir o que gostam. É um tipo de casamento que será o mais apropriado para alguns casais que não se vêem a fazer um casamento dito tradicional. Também é uma opção para alguns casais que querem ter primeiro o seu dia a dois antes de terem outro para partilhar com a família. Tudo é válido e defendemos que cada casal deve casar como deseja.


Deixámos alguns posts do nosso blog onde podem ler mais sobre elopements:

6 Dicas de como preparar um casamento a dois!

Atão, eu e o meu casamento?

Elopement Wedding. O que é, como fazê-lo e porque fazê-lo

Elopement Wedding. O relato da Patrícia e do Bruno


Se quiserem falar um pouco mais sobre este tema ou tirar alguma dúvida podem contactar-nos aqui, adorámos conversar sobre estes temas!