Como já tinha partilhado, o Diogo iniciou a introdução da Alimentação Complementar há pouco tempo. Até aos 6 meses dele, dedicamo-nos a estudar e investigar como iríamos realizar esta introdução e decidimos que o que nos fazia sentido era realizar a introdução pelo método Baby Led-Weaning.

E QUE É ISSO DE BABY LED WEANING?

Este método consiste exactamente no que o próprio nome indica, a introdução é realizada e controlada pelo próprio bebé. Para nós, como nos foi possível manter a amamentação exclusiva, até aos 6 meses, optámos por este método. Sabemos que, noutras famílias, tal possa ser mais complicado, devido aos pais terem de voltar cedo ao trabalho e terem que inserir alimentação aos 4 meses, e o Baby Led Weaning só é possível aos 6 meses pois o bebé tem de cumprir alguns requisitos, um dos quais é o de ser capaz de se sentar sozinho.

Este método fez-nos sentido, uma vez que, segue os mesmos princípios da amamentação em livre demanda, o bebé escolhe o que quer comer e nas quantidades que quer, e aprendem a comer sozinhos, o que promove a sua autonomia. Para mim, também me parece o método mais natural, conforme a curiosidade deles os desperta a pegar nas coisas e provar, dão muito o exemplos de segundos, terceiros, quartos filhos, que começam a roubar comida do prato dos irmãos... mas eu até penso nas crianças em países em desenvolvimento, que andam de colo em colo, e quando lhes apetece, começam a "roubar" a comida que vêm exactamente pela curiosidade de ver o que é, e depois descobrem que é comida.

Isso deve dar uma trabalheira não?

Claro está que, existe alguns cuidados a ter, e se estão a pensar seguir este método, consultem o vosso pediatra, antes de decidirem e de iniciarem. Há claro também alguns alimentos a evitar, mas no geral, o bebé come tudo, e inicia a sua alimentação com alimentos sólidos e não purés ou papas. Existe muito a associação do risco de engasgamento a este método. Com as nossas pesquisas, já li quem diga que há muitos riscos nesta introdução, já li que o risco é o mesmo ou até menor de enfiar comida na boca do bebé, como no método tradicional, na verdade, não encontrei informações claras e que possa indicar como fidedignas, posso é falar da nossa experiência. Como é expectável, o bebé tem o reflexo faríngeo muito mais activo que num adulto, pois não estão habituados a ingerir sólidos e, como tal, temos de estar preparados que ele se irá engasgar devido a este reflexo, e devemos manter-nos calmos que ele o resolverá sozinho! Sim sim, é muito bonito, na teoria, mas quê, não nos podemos passar? Com o Diogo, este reflexo aconteceu na primeira vez, e ao contrário do que esperava, eu passei-me e o Tiago manteve-se calmo, relembrado-me para estar calma. E digo-vos, foi realmente impressionante como em segundos, o Diogo, que até aquele dia só tinha bebido leite, conseguiu deslocar o bocadinho de cenoura que provocou o reflexo e o parecer estar engasgado, e resolveu o assunto em segundos! Entretanto já acontecerem mais algumas vezes, aconteciam mais vezes inicialmente, mas o rapaz resolve sempre sozinho. Temos é de estar sempre atentos pois alguma vez pode não ser o reflexo e temos de intervir.

Há claro também cuidados a ter na apresentação dos alimentos, ou seja, estarem partidos de forma adequada ao bebé. Tivemos este cuidado e do primeiro para o terceiro dia, já notamos que o Diogo mostrou mais destreza em pegar nos alimentos, e então agora passado um mês, a diferença é enorme. Esta semana comeu arroz e conseguiu comer grãos de arroz!! E depois é isto, ele come o mesmo que nós, ou melhor, nós comemos o mesmo que ele, e faz as refeições connosco, como mais um membro da família, de uma maneira muito descontraída e relaxada. Tem sido fantástico, passamos de uma altura em que muitas vezes eu e o Tiago tínhamos de comer à vez, para estarmos todos a comer juntos em família numa boa. E reparamos que quando estamos a ter uma refeição perfeitamente normal, conversando, indo comendo, o Diogo come bem melhor, explora a comida, as texturas, os cheiros, os sabores... Se por acaso tivermos aqui avós, tios, primos, a cena desmorona, porque quer tudo filmar o menino a comer e o rapaz não gosta de se sentir na ribalta a comer. (E sim, só a comer, que este gajo não se pode ver num espelho ou selfie que está sempre a rir-se e a seguir a câmara!!).

E ele come mesmo???

Sim ele come, nem sempre, mas come, e a prova são os cocós com muitos restos de comida e que começaram a ficar muito muito malcheirosos, e os puns também são autênticas bombas, e quase constantes eheh. Os alimentos que já reconhece, que já comeu várias vezes, come bem melhor, com alimentos novos, as texturas novas (temos feito receitas tipo almôndegas, algumas são mais simples e outras com vários pedaços de coisas, que apesar de serem todas almôndegas, variam muito em texturas), ele primeiramente explora e às vezes acaba só por provar um pouco e explora mais. Mas também não nos podemos esquecer do tamanho do estômago deles, e associamos sempre que os bebés têm de comer muito, mas as quantidades deles são bem diferentes das nossas! O importante é dar-lhes tempo e espaço para explorar e digo-vos, funciona! Temos um comilão de primeira.

E ainda mama?

Sim mama. Ao início não notei diferenças na amamentação, mas agora acho que reduziu um pouco as mamadas. Como é recomendado, continuo a fazer a amamentação em livre demanda e fica tudo ao critério dele!

XiIIIII, deve ser uma autêntica sujeira!

Sim, mas acho que é assim com todos os bebés, seja qual for o método. Se calhar aqui como são eles que se alimentam, a sujeira seja maior. Mas o nosso aspirador implacável, Tobias, tem sido fundamental nesta demanda! E já anda a ficar chateado, porque o Diogo está a melhorar a destreza e já lhe cai menos comida! E já agora, falamos com o veterinário, e não há nenhum problema de o Tobias aspirar os restos do Diogo todos os dias. Informamos a veterinária dos alimentos que temos dado ao Diogo para termos esta certeza.

Então o veredicto?

Neste primeiro mês, podemos dizer que o feedback é bastante positivo, já introduzimos 33 alimentos ao Diogo e marchou tudo! Mais uma vez reforço, se estiverem interessados neste método informem-se bem com um profissional. Nós lemos muito muito muito, livros, internet, andamos em grupos do facebook, em páginas de instagram, falamos com quem já o tinha feito, e muito importante falamos e ouvimos a opinião do nosso pediatra e ainda fizemos um workshop com a Amamenta Porto. Informem-se antes de tomarem qualquer decisão importante relativamente à saúde dos vossos filhos!