Neste primeiro ano, houve muitas variações no sono do Diogo. Desde o início que tentámos sempre respeitar os horários dele e acompanhar as suas necessidades em termos de sono.

Desde sempre que as sonecas do Diogo foram muito curtas. Durante os primeiros meses, dormia 30 a 40 minutos com intervalos de 2 a 3h entre sonecas, nos primeiros meses os intervalos até eram mesmo de 1 a 2h, como normal num recém-nascido. Eram tempos óptimos, sim ironicamente, pois é difícil aproveitar para fazer algo em tempos tão curtos, mas cá nos adaptámos. Dormiu muitas vezes no pano e também muitas vezes no colinho e acho que só nos fez bem a todos. Agora perto do ano, começou a aumentar o tempo das sestas (mas nem todos os dias) e a reduzir o número de sestas diárias, por norma faz duas, mas tem acontecido alguns dias só com uma e às vezes alguns dias com três.

Quanto às noites, acho que no geral sempre dormiu bem. Claro está que, teve algumas noites difíceis devido a dentes, cólicas, etc mas não foram assim tantas. Durante muitos meses, dormia sempre as primeiras 4-5h da noite e depois acordava 1 a 2 vezes mais. Em relação a hora de ir dormir à noite, ele foi acompanhando também a mudança de luminosidade dos dias. Era capaz de estar um mês a ir sempre à mesma hora e depois ou mudava abruptamente de um dia para o outro a hora e mantinha-a de novo, ou então ia mudando gradualmente. Desde sempre que fazemos co-slepping e durante o dia ao início dormia na alcofa e agora dorme na cama dele (que é uma cama montessoriana), isto quando não dorme ao colo e muito raramente, quando saímos, já aconteceu dormir no carrinho, mas acho que se contam pelos dedos!

Acho que agora perto do ano começou a ficar com rotinas de sono mais vincadas e a estabelecer um padrão horário. Nós por cá estamos atentos e vamos apoiando e ajudando de forma a que ele durma quando precisa!