O Diogo iniciou a introdução alimentar aos 6 meses e meio, quase 7 meses, por BLW (Baby Led Weaning). Na altura, escolhemos este método de introdução pois parece-nos ser o mais adequado a nós e à nossa realidade e após dez meses desta introdução posso dizer que estamos muito contentes por ter optado por esta via e que com certeza o faremos no segundo filho. Se fosse hoje, penso que teríamos introduzido os alimentos ainda mais rápido, de forma a aproveitar a janela imunológica que eles passam nos primeiros tempos em que começa a introdução complementar. Apesar disso, introduzimos imensos alimentos logo de início, e felizmente, até hoje ainda não descobrimos nada que fosse alérgico ou intolerante, e já agora, nada que não goste.


Primeiros meses


Os primeiros meses foram de muita descoberta, logo nos primeiros dias notávamos diferenças de um dia para o outro na coordenação mão-boca, e na forma como conseguia pegar e manipular os alimentos. Claro está que, pouco comia, ou melhor achávamos que pouco tinha comido e depois ficávamos admirados por tantos vestígios de alimentos que "saiam" no cocó. Foi uma fase que sentimos que a descoberta o fascinava e que começava a desenvolver a mastigação. Fomos introduzindo diversos alimentos de diversos grupos, evitando alguns alimentos, mas mesmo muito poucos, e porque são especialmente desaconselhados, como o mel e frutos secos inteiros (porque em farinhas e desfeitos já introduzimos bastantes), açúcares, sal e alimentos processados. A pouco e pouco vimo-lo a conseguir cada vez mais conseguir pegar de forma minuciosa nos alimentos, desenvolvendo o movimento de pinça e a tentar usar outros alimentos como "dippers".


Após os primeiros tempos de descoberta


Por volta dos 10-11 meses, já tínhamos introduzido a colher e o garfo, porque sentimos que lhe despertava interesse ao ver-nos usa-los, e já conseguia usa-los com alguma destreza, principalmente a colher. O copo, introduzimos desde o momento que iniciamos a introdução da alimentação complementar, copo sem mais nada, um copo de aprendizagem, sem tampos nem nada, e hoje em dia, ele come de garfo e colher com muita destreza, claro que ainda tem muito a apreender, e bebe facilmente do copo aberto. Por volta dos 10-11 meses, foi quando sentimos que ele comia muito bem, mesmo muito bem e de tudo!


BLW e um toddler


Por volta dos 12 meses e até por volta dos 13 meses, sentimos mesmo que foi aquele mês, sentimos bem os efeitos da anorexia do primeiro ano, algo que felizmente estávamos informados sobre, por que coincidiu com o início da quarentena/confinamento e podia-nos ter deixado muito confusos. Neste mês, aquele bebé que comia muita fruta e legumes, e que basicamente marchava a tudo, já de uma forma super autónoma, de repente perdeu o interesse pela comida e só queria maminha. Um pouco a medo continuamos o plano, e confiamos que iria mudar, apesar de termos dias em que sentíamos muitas dúvidas, talvez não ajudados pelo stress que se vivia na altura, e foi mesmo um dia de cada vez. Continuamos a oferecer comida de forma diversificada e de repente, por volta da altura que fez 13 meses, o Diogo passou a devorar tudo que fosse arroz, massa, couscous, aveia, etc! Passamos a ter que cozinhar mesmo muito mais quantidades destes alimentos, e assim foi por uns tempos valentes! Neste momento, já marcha de novo tudo, parece mesmo uma betoneira e está sempre mas sempre a comer! Continuamos a notar uma preferência pelos cereais, principalmente em querer comer grandes quantidades destes quando estão no prato e também adora comer sopa e sentimos que lhe dá gozo e prazer comer com a sua própria mão. Ah e a maminha perguntam vocês? Continua a ser muita, sinceramente não percebemos onde ele mete a comida, o leite e os litros de água que bebé! O pediatra diz que está tudo bem e está super saudável e que é continuar e assim o faremos. Cada vez está mais autónomo, tanto na alimentação, como no resto, e faz.nos ver como cresce tão rápido. Claro está que, provavelmente irão existir fases em que irá comer pouco e estamos a contar com isso, mas neste momento é tão bom ver a boa relação que ele tem com os alimentos!