Preparar o batizado dos nossos filhotes é sem dúvida um momento muito especial. Não há uma idade ideal para fazer o batizado, e essa escolha penso que seja muito pessoal. O segredo para fazer este planeamento com calma é começar com alguma antecedência, diria uns 6 meses pelo menos. Muitas vezes chegam-nos muitos papás a tentarem organizar o batizado com menos de um mês e têm alguma dificuldade pois há muitos fornecedores já sem datas disponíveis.


Vamos então por pontos:

1.Data

Em primeiro lugar, é necessário definir a data. A partir daqui é que é possível avançar com tudo o resto. Podem escolher uma data para coincidir com o aniversário, ou então escolher uma altura do ano que gostem mais ou simplesmente escolher dentro da disponibilidade de fornecedores que queres contratar.


2.Tipo de batizado

Antes de partir para outras partes do processo, é extremamente necessário definir se queremos um batizado mais intimista ou um maior com mais convidados. Esta escolha vai influenciar a escolha do local, o tempo de antecedência para reserva do mesmo, e um ponto muito importante, o orçamento.


3.Local

Podem escolher uma quinta de eventos de grande dimensão, uma mais pequena, um restaurante, alugar um espaço e servir um lanche, fazer em casa... Por isso o tipo de batizado deve estar bem definido para ajudar na escolha do local.


4.Padrinhos

Por norma, é uma decisão que já estará feita mas senão está, têm de decidir rapidamente pois precisarão de tratar de algumas burocracias.


5.Documentação

É necessário entrar em contacto com o pároco da paroquia onde habitam (independentemente de onde será o batizado) para iniciar o processo de batizado. Os padrinhos necessitam da certidão de batismo que será obtida na paróquia onde foram batizados. Existem mais algumas regras que dependem de paróquia para paróquia, por isso convém contactarem a vossa para saberem tudo em pormenor e fazê-lo com tempo de poder de tratar de tudo. No distrito do Porto por exemplo, conseguem no site da diocese encontrar os horários de atendimento e em que locais de cada paróquia.


6.Convite

Com tudo isto em andamento, podem começar a tratar da lista de convidados e do respectivo convite. Podem fazer um convite impresso ou simplesmente um digital. Tenham atenção que poderá sempre necessário um impresso para as pessoas de idade.


7.Roupa das crianças

Como eles crescem muito, não se deve ver a roupa deles com demasiada antecedência mas convém ser sempre com alguma. As lojas de roupa de batizado também têm muita experiência e saberão aconselhar-vos dos tempos ideais (de acordo com a idade da criança por exemplo) e quando será necessário fazer ajustes para a roupinha estar perfeita no dia!


8.Decoração e bolo

Há quintas com a decoração e bolo incluídas e noutros casos têm de contratar à parte. Será necessário pensarem com antecedência como gostariam a decoração e como podem adicionar pequenos detalhes para personalizar a mesma. Já vimos colocarem a primeira roupinha, várias fotografias da criança ao longo do tempo, o véu do casamento da mamã como base do bolo, peças que vão depois para o quartinho deles. Há quem faça pequenas caixinhas para os convidados deixarem mensagens às crianças, quadros de digitais... podem viajar pelo pinterest e ver imensas ideias!


9.Lembranças

As lembranças serão algo importante a tratar. O nosso conselho é que pensem em algo útil para os convidados usarem depois do batizado.


Se tens alguma dúvida de como decorre um dia de batizado, podes também espreitar o nosso guia de boas vindas aqui!