Hoje deixo o último post do ABC das fraldas reutilizáveis, em que reuni alguns pontos que não falei nos anteriores, de modo a tentar esclarecer todas as dúvidas que nos chegaram. Se tiverem mais digam-nos!

Transporte

Sobre o transporte das fraldas, é tão simples como pôr as fraldas ao saco e levar um saco de transporte e voilá! "Ei, é só isso?" Sim claro, temos de levar fraldas connosco ao sair de casa, tal como toda a gente, mas como as vamos guardar para reutilizar, convém levar um saco onde o possamos fazer com toda a comodidade. Esse saco, deve ser um saco impermeável, de forma a não haver desastres até chegar a casa. Em casa, temos um balde grande com tampo onde as colocamos. Ainda as mantemos sem saco, mas agora que o Diogo iniciou a alimentação complementar, reparamos que talvez seja melhor usar um saco no balde agora. Vamos adquirir um igual aos de transporte, mas maior, e provavelmente vamos adquirir dois, para termos sempre um prontinho e lavado, como acontece com os de transporte. De qualquer forma, posso dizer, já que nós em trabalho, estamos muitas vezes em quartos de bebés, e dou logo conta quem usa fraldas descartáveis por causa do cheiro, o que não nos acontece cá por casa!!

Armazenamento

Quanto ao armazenamento das fraldas em casa, já falei que as sujas têm um balde onde aguardam lavagem. Nunca se deve colocar "fraldas de molho" pois apenas vai trazer oportunidade a bactérias e fungos as atacarem!

As limpas, depois de muitos sequinhas ao sol, colocamos numa gaveta do trocador só para elas, onde as pomos já montadas, cada uma com a sua peça e todas organizadas prontinhas a usar! (quando dá, xD)

Materiais

Existem materiais mais absorventes que outros, mas por norma, os mais absorventes são mais lentos na absorção. Deste modo, é preciso haver uma conjugação de materiais nas fraldas para funcionarem em pleno para o seu fim. Por exemplo, uma fralda de noite tem de ser muito absorvente, e durante o dia vamos querer fraldas rápidas a absorver, mas que também armazenem bem o que absorvem. Materiais como o algodão ou microfibra são rápidos na absorção mas com menos capacidade. O cânhamo é um material com uma grande capacidade de absorção mas muito lento a absorver. O bambu não tem tanta capacidade como o cânhamo mas também tem grande capacidade de absorção e não é tão lento a absorver como o cânhamo. Assim, existem fraldas que conjugam estes materiais, por exemplo, as nossas pré-dobradas, têm qualquer coisa como 60% de bambu e 40% de algodão, o algodão vai absorvendo e vai "passando" para o bambu. Convém também referir que no caso da microfibra, esta não deve estar em contacto directo com a pele do bebé.


Resumo todos estes posts com um conselho para quem quer aventurar-se neste mundo, é que experimentem vários sistemas, antes de se cingirem só a um, por que diferentes bebés, adequam-se a diferentes sistemas.

E com este post acho que esclarecemos algumas das maiores dúvidas em relação a fraldas reutilizáveis! Se quiserem saber mais não hesitem em perguntar.