Está mais que provado a vantagem económica das fraldas reutilizáveis, mas em termos ecológicos, se queremos usar as reutilizáveis como uma ajuda para o ambiente e tendo um menor impacto, temos de ter em atenção às nossas rotinas de lavagem.

Lavar máquinas cheias, tentando ao máximo rentabilizar as lavagens.

Temos conseguido lavar fraldas de 3 em 3 dias, mas em termos de vinda do Inverno, não sei se será possível, ou se teremos de aumentar o stock. É muito importante ter esta atenção de lavar as fraldas tendo em conta o encher a máquina para minimizar o gasto de água. A nossa máquina pesa a roupa e usa a água necessária para aquela quantidade, mas temos na mesma atenção em não fazer muitas máquinas pois apesar de não gastarmos água a mais, gastamos mais electricidade por exemplo. Não há problema de as fraldas aguardarem uns dias pela lavagem, o melhor é estarem num contentor fechado, e não enxaguar nem nada (aliás adicionar água pode trazer mais problemas do que benefícios, como trazer bactérias e assim). Como já tínhamos falado, podemos usar liners e separar o cocó logo para a sanita no momento de retirada da fralda

Atenção à temperatura de lavagem

As fraldas reutilizáveis não necessitam de lavagens a 60º ou mais, até porque nem é recomendado em muitas, não digo que de vez em quando não seja necessário para desinfecção ou assim, mas existem outros métodos. Nós por exemplo usamos óleos essenciais e por norma lavamos a 40º, as vezes a 30º e serve perfeitamente.

Fugir da máquina de secar

Aqui está outro factor que influencia muito. A máquina de secar, mesmo uma eficiente, representa um gasto enorme de energia, que pode ser evitado com o secar na corda. Depois existem muitos componentes que não devem ir à máquina de secar como capas que têm elásticos. Por norma, só os absorventes devem ir. E para além disso, é na corda que as manchitas de cocós desaparecem, por isso, usem e abusem do estendal! Talvez um stock um bocadinho maior ajude no inverno!

E é aqui que acho importante referir um factor em termos ambientais muito importante. Falei várias vezes na solução de aumentar o stock, mas o facto de adquirirmos muitas fraldas pode também ter um impacto, pois foram gastos recursos no seu fabrico e para chegarem até nós. Uma boa forma de colmatar tudo isto, é a mesma fralda ter muito uso, usar em muitos bebés, por exemplo, no nosso caso pretendemos ter mais filhos e passar as fraldas do Diogo para o próximo bebé, e também pode-se procurar adquirir fraldas em segunda mão, aparecem imensos negócios bons, poupa-se uns bons trocos ( e a cena de usar reutilizáveis versus descartáveis fica ainda mais vantajosa economicamente) e existem muitas formas de desinfecção das fraldas.

Tipos de detergentes

Muito importante reter que não podem ser usados detergentes à base de glicerina, pois irão entupir as fraldas!! Temos de ter atenção à composição dos detergentes antes de os utilizarmos. Imensos detergentes no mercado são usavéis para lavar as fraldas, em gel ou pó. Há quem prefira pó e já li muitos feedbacks que o degtergente em pó lava melhor as fraldas. No nosso caso, usámos o mesmo detergente desde que o Diogo nasceu para a roupa dele e para as fraldas. Selecionamos um detergente ecológico e antialérgico, e em é gel, e para nós tem funcionado muito bem, e uma embalagem dura ene tempo!

Óbvio que será de mencionar que nunca deveremos usar amaciadores, pois irão entupir as fraldas e o mesmo se passa com o uso do ferro. Basicamente, as fraldas vão directamente do estendal para a gaveta ou para o bebé!!


Tal como em tudo, é necessário fazermos escolhas conscientes e informadas. Já lemos muito sobre tudo isto e é por isso que avaliamos sempre todos os passos que damos. Pois temos de ser a mudança que queremos ver no mundo!