Para mim, sempre foi o objectivo amamentar o meu bebé. Mas durante a gravidez, depois de tantos relatos que ouvi toda a vida, as dúvidas se ia conseguir surgiram! Felizmente hoje posso dizer que consegui os 6 meses exclusivos e estou tão feliz!

Hoje decidi falar um pouco mais sobre esta experiência pois sinto que pode ser uma partilha que possa ajudar alguém...

Durante a gravidez, muni-me de bastante informação e sabia que era crucial amamentar o Diogo logo de seguida ao parto, aproveitar aqueles primeiros minutos, na primeira hora de vida! Ora bem, o Diogo decidiu nascer um pouquinho mais cedo, e a parteira com quem tinha falado das nossas decisões (sim o Tiago participou claro), estava a bastantes quilómetros de distância, por isso não conseguiu fazer o meu parto. Quem fez o parto, juntamente com toda a restante equipa médica, foi uma outra parteira, que foi também espectacular, mas não me deixou logo amamentar o Diogo porque, dizia ela, estava muito frio na sala. Peguei nele após o parto e tive um pouco com ele, e depois o pediatra avaliou-o e foi super rápido e eu sempre insisti para amamentar e fiz-lo cerca de 30-35 minutos após o parto! Para mim, foi um momento super especial e senti-me completamente diferente do que alguma vez senti!

As 2-3 primeiras semanas de vida do Diogo, em termos de amamentação, para mim, não foram um mar de rosas. Doí-a muito em cada mamada, e havia alturas que era um sacrifício. Na maternidade tinham-me dito que ele era muito pequenino e que não conseguia abocanhar tudo e que iria passar. Eu e o Tiago, com todas as informações que tínhamos tido, víamos a pega, víamos posição, víamos tudo e eu sabia que não era suposto doer! Pensei muito em desistir mas algo me fazia continuar.

Entretanto o Diogo era um bebé que sofria bastante de refluxo. Imaginem que era uns 40min a 1h a mamar, depois tinha de ficar uns 45 min ao alto para arrotar e não ter refluxo (porque subia e ele não bolsava) e depois era quase hora de mamar de novo... foram umas semanas a dormir muito pouco aqui para os papás... Decidimos então, devido ao refluxo, por volta das 3 semanas dele, consultar uma osteopata pediátrica. Descobrimos então que o Diogo tinha um problema de postura, provavelmente derivado a ele ter encaixado tão cedo na barriga, e aquela ser a posição de conforto para ele. A osteopatia ajudou-o imenso, e continua a ajudar que ficamos fãs ehehe, e passado pouco tempo notamos bastantes diferenças nele tanto a nível de postura como no refluxo, que melhorou imenso!

Foi também por volta das 4-5 semanas que a amamentação passou a ser mais confortável mas na altura, talvez devido ao cansaço, não juntamos dois mais dois. Foi aos 2 meses quando consultamos uma CAM (Conselheira em Aleitamento Materno) , pois queriamos perceber se havia algum problema na amamentação que não ajuda-se o refluxo (porque nesta altura ele estava bem melhor mas de quando em quando bolsava bastante), que percebemos que a amamentação tinha deixado de doer por causa da correcção de postura do Diogo (e digo-vos que foi bem notável, ele ao inicio nem se via o pescoço!!). Nesta consulta, chegamos à conclusão que o problema do Diogo era mamar demais! Algo que já posso dizer que está normalizado! Ele mamava muito e eu tinha uma produção enorme, tudo porque ele ao início como não conseguia engolir tudo, tinha que mamar muito mais!

Depois destas peripécias todas, dar de mamar para mim tornou-se um momento fantástico. O meu momento preferido do dia é quando me deito com ele ao final do dia quando chega a hora de ele ir nanar, e fico a dar de mamar ali com ele enquanto ele adormece e sabe tão bem, então quando adormeço também! E durante o dia, quando ele adormece a mamar e fica tão sereninho a dormir!!

Claro está, que algumas vezes parece uma prisão! Não posso ir a lado nenhum sem ele, mas se querem que vos diga, não me faz sentido sair sem ele, é o meu bebé. Óbvio que já o deixei, para ir trabalhar, ou algumas vezes para ir ao supermercado ou assim, mas nestes casos é só mesmo uma horita no máximo e estou sempre com pressa de voltar, o Tiago goza que chego sempre num instante e a arfar de andar a 1000 para ser rápida xD!! Tanto que tenho tentado dar essas tarefas ao Tiago ou levar o Diogo comigo eheh! Há dias que não faço mais nada do que dar maminha, mas sinto que nesses dias estou a ser mãe, estou a tratar do meu bebé e é tempo mais que bem passado!

O que não gosto do processo toda da amamentação? A bomba!! Digo-vos não gosto nada daquilo! Tenho que ir tirando por causa dos dias que tenho que ir fotografar, mas para mim é um martírio, sinto que estou perder tempo que podia estar com o Diogo, e por outro lado, sei que estou a tratar dele.... Mas lá vou tirando! E sinto que tenho uma sorte dos diabos por passar a maior parte dos dias com ele e não ser preciso recorrer tanto à bomba!

E sim por vezes, pode ser chato ter um ser agarrado a nós a toda a hora mas porra o gajo nasceu com 2,400 Kg e agora está com 7,700 Kg!! Tudo graças apenas às minhas maminhas!!!! Sim, visto assim vale bem a pena! E sim, é fantástico ver a nossa capacidade como mamíferos, que isto funciona mesmo! E a maminha resolve tantas coisas! Depois das vacinas, as dores dos dentinhos, o miminho da mamã, o consolo da mamã, tanta coisa.... O Tiago diz muito "A maminha resolve tudo!" e é mesmo assim!

Ele vai começar a comer daqui a uns dias, e sei que vou ter saudades destes dias de só maminha, e já me estou a sentir triste e nostálgica, mas por outro lado, estou ansiosa e curiosa de como vai ser esta nova fase!! E enquanto ele quiser maminha, ela vai estar sempre aqui, porque eu adoro!!

E talvez daqui a uns dias escreva mais sobre isto, pois é um assunto que dá pano para mangas!