Com o aproximar da chegada da Beatriz, entre roupas e malas para preparar, entre cursos de preparação, etc, tenho sentido cada vez mais concentrada em como será o pós-parto. Da primeira vez, tal como já falei por aqui várias vezes, senti-me inundada de tanta coisa para lidar ao mesmo tempo, e sim foi duro, muito mais duro que o parto, e posso dizer que não estava minimamente preparada para o que aí vinha, e passados 20 meses, posso dizer com toda a certeza, que ninguém nos prepara para isto, ninguém nos avisa, só nos falam do parto, nunca do pós e acho que é tão importante falar disto! Desta vez, não faço ideia se estou preparada, não faço ideia de como vai ser, vou ter dois filhotes para cuidar, por isso, penso que vai ser muito diferente, mas penso que alguma parte do pós parto já não vai ser uma surpresa, mas uma coisa que para mim é certa é que vai ser duro, mas também sei que vai ser fabuloso!


Uma vez perguntaram-me, e então, o que dirias a alguém que acabou de ser mãe, que está a viver um pós parto recente? A resposta não é fácil mas acho que começaria com algo tipo "Tu és capaz!". Tudo irá mudar, os primeiros tempos são de habituação de vocês ao vosso bebé, dele a vocês e de inseri-lo a ele na vossa vida. Muita coisa irá mudar, a vossa perspectiva sobre muitos assuntos vai ser diferente, as vossas prioridades vão mudar, as relações e outros papéis da vossa vida vão se afectar, e muito importante, nos primeiros tempos vão sentir que não fazem nada o dia todo, quando na verdade fazem tudo, estão a cuidar do vosso precioso bebé e isso é ouro!


Ainda na gravidez, acho importante reflectirmos como será, preparar uma rede de apoio, pois é preciso uma aldeia para educar uma criança, algo que se perdeu tanto nos meios urbanos, mas que noutros locais do mundo ainda é tão presente. Aquela mãe e aquele pai vão precisar de ajuda, e não é ajuda com o bebé, é tudo o resto que eles necessitam de deixar em standbye, a roupa para lavar, a comida para cozinhar, a casa para limpar! Às vezes pode ser só ficar um pouco com o bebé para a mãe tomar um banho, algo tão simples, mas se querem aparecer ( vejam primeiro se são bem vindos, pois a nova família precisa também de estar sozinha, para se conhecer) tomem a iniciativa de irem fazer o que há para ser feito, o bebé têm tempo de conhecer depois, ele por enquanto só precisa dos papás e do seu sossego!