Sim, agora que já chamei-vos com o titulo do post, é melhor reformular isto! O meu objectivo hoje é mais em jeito de desabafo e em explicar-vos como ter um casamento que passado uns anos olhem para traz e digam, foi perfeito!

Obrigações

Sinto que muitos noivos vivem este dia em stress por causa de timings e preocupações irrealistas, e isto não devia acontecer e penso que só quando todos batalharmos para o mesmo lado possamos mudar alguma coisa. Assistimos muitas vezes a noivos que são obrigados a ter e fazer algumas coisas no seu dia. Ainda hoje estive a falar com uns amigos que estão a preparar o dia deles e que se estão a ver obrigados a ter um corte do bolo que nada tem a ver com eles, porque a quinta assim o quis e porque só o faz daquela forma e não podem abdicar disso. Tipo, é o vosso dia, o VOSSO repito, vocês decidem tudo. Se não querem ter aquele corte do bolo, não tenham, se não querem fazer abertura de buffets de boas vindas, de sobremesa, da ceia, etc, tipo não façam! Se vos estão a obrigar a seguir um horário super apertado, que a esta hora têm de fazer isto, aquela hora aquilo e não se sentem confortáveis com isso não o façam. É o vosso dia, vocês decidem. Claro que para alguns noivos, ter tudo isto planeado e ser só cumprir, pode ser o mais confortável para eles, e então se é o mais confortável, força! O importante é cada casal pensar no que é melhor para si! Muitas vezes ouvi dos meus noivos, "e temos agora de ir fazer isto..." (com uma voz desiludida) e eu respondo sempre algo do género "é o vosso dia, não se sintam obrigados a fazer algo que não querem".

Bitaites

E o mesmo se aplica aos bitaites da família, amigos, da cabeleireira, do fotógrafo, da esteticista, da amiga da tia, da vizinha da mãe, do colega de trabalho... É o vosso dia. Se não querem convidar x ou y mas os vossos pais insistem, das duas uma, pensem se querem mesmo fazer a vontade ou não, e se não quiserem expliquem-lhes cuidadosamente porquê. Se alguém vos diz que devem fazer algo duma maneira e não como estão a planear fazer, ouçam com o coração e façam o que sentirem que é o que querem mesmo fazer. É o vosso dia e vão querer estar à vontade com quem vai estar a acompanhar-vos nesta vossa etapa. Se não querem dar 40 minutos ao fotografo depois da cerimónia, não dão, (claro está que se quiserem algumas fotografias têm de lhe dar algum tempo), ou se não querem fazer uma fotografia em frente ao altar antes de sair da igreja, não o façam. Claro está que devem ouvir opiniões de familiares e profissionais que já passaram por casamentos e têm mais experiência que vocês nisto, mas usem essas opiniões para definir o que desejam. Aqui posso dar um exemplo, muitos dos nossos noivos não querem fazer as fotografias formais, e nós explicamos sempre que aconselhamos que as façam por diversos motivos (que posso falar um dia destes num post) e há casais que acabam por mudar de vontade e fazem e alguns que não o fazem.

Personalização

Outro ponto importante, é adaptarem o casamento a vocês, a quem são como casal, o que gostam... Não vivam o dia como chapa 5 como se faz sempre para toda a gente, construam o vosso casamento, que é só vosso, que reflecte a vossa personalidade e os vossos gostos. Vocês querem olhar para traz e pensar, ei lá, foi mesmo o NOSSO casamento, só no nosso casamento poderia ter havido aquilo...

Imprevistos

Acho que já falei disto num outro post, mas é mesmo importante. Não sejam irrealistas e estejam a contar que imprevistos acontecem e são muito comuns. Mais vale estarem a contar que algum dos planos possa sair furado para depois não ficarem tristes. É super comum no dia ter que alterar nem que seja um bocadinho os vossos planos.

Wedding planner

Um dos pontos chave mais importante para garantir que o vosso dia é perfeito e totalmente de acordo com o que vocês são, é escolherem ter o apoio de um wedding planner durante todo o planeamento do casamento e durante o dia. Ela vai-vos ajudar e guiar-vos durante todo o processo não esquecendo nenhum pormenor, vai ajudar-vos a lidar com diversas situações que possam surgir no processo e vai garantir que no dia tudo corra da maneira que vocês desejam assegurando que os vossos desejos são cumpridos. Escolham um profissional com quem se identifiquem e vai ser o primeiro passo para o vosso sonho se concretizar.