1.Esperar que não hajam imprevistos!

Este sem dúvida é um dos maiores erros que vejo acontecer! Quase que me arisco a dizer, não existem casamentos que não tenham imprevistos! Há sempre qualquer coisa que vai falhar ou faltar, não podem planear uma utopia e esperarem que seja tudo perfeito! É mesmo melhor terem as expectativas prontas para que algo falhe! E se falhar, não se preocupem, é o vosso dia na mesma e será fabuloso!

2.Fazer planos sem ter em conta as condições METEOROLÓGICAS

Este ponto é muito pensado em casamentos com cerimónias ao ar livre mas, muitas vezes, noivos que casam na igreja, planeiam o cocktail ao ar livre e esquecem-se do plano B se estiver chuva ou até vento, e acabam por ficar com as pessoas encafuadas num espaço pequeno. Por vezes, o problema até pode ser o sol e o calor, quando não se pensa nos horários tendo em conta que naquela hora pode ser impossível e bastante desconfortável estar naquele local.

3.Escolher mal os fornecedores

Aqui está um ponto difícil de tocar! Ninguém adivinha o futuro e as vezes pode tudo indicar que estão a fazer a melhor escolha e depois descobrem que não. Façam as vossas pesquisas, conversem com outros noivos, leiam recomendações e sobretudo conversem com quem contrataram! Ao conversar com as pessoas vão sentir se podem confiar nelas, como trabalham e como são. Não tenham medo que isto aconteça, não é assim tão comum.

4.Achar que vão ter tempo para tudo

Querer fazer tudo e mais alguma coisa no dia não vai funcionar! Se incluírem imensas actividades no dia, não vai dar para tudo. Aqui ouçam quem já casou, a vossa wedding planner, a decoradora, a maquilhadora, o dj, os fotógrafos, ouçam o que eles acham dos vossos planos, pois já têm alguma experiência e usem essa informação para vosso prol. Um erro muito comum é as noivas acharem que dá para fazerem penteado e/ou maquilhagem fora de casa, irem ainda ver o tio e a prima, ir lavar o carro no dia.... o melhor é tentarem cingir o dia ao menor número de localizações possíveis pois as deslocações trazem imprevistos.

5.Tomar decisões com base no preço

O preço não é tudo. Há profissionais que não se sabem valorizar e outros que se valorizam demais! É como em todas as áreas! Não baseiam as vossas decisões apenas nos preços. Vejam os trabalhos com atenção, informem-se de tudo o que incluí! Isto aplica-se a tudo, quinta, fotógrafo, música, decoração, vestido, convites, maquilhagem... O preço não é indicativo de nada!

6.Querer ter tudo e mais alguma coisa

Chega uma altura no planeamento do casamento em que alguns casais querem ter tudo o que há para ter! O meu conselho é que não se endividem e definam prioridades. Não precisam de ter tudo e mais alguma coisa para terem o melhor casamento!

7.Fazer um casamento para os convidados

São os convidados que vão casar? Não, pois não? São vocês! Claro que o casamento deve ser agradável para os convidados mas deve ser pensado à vossa medida, para se divertirem! Não planeiem um casamento só a pensar nos convidados, pensem em vocês, o que gostam e com o que se identificam!

8.Tomar decisões porque vos dizem que tem de ser assim

Vou explicar este ponto usando alguns exemplos: fazer um pequeno buffet em casa só porque a vossa mãe diz que no tempo dela era assim; ter fogo de artifício no corte de bolo porque a quinta faz sempre assim; convidar aquele tio que não veem há 10 anos só porque fica mal; levar véu porque a vizinha diz que noiva só de véu; o corte do bolo ser à meia-noite porque toda a gente faz assim; fazer a festa numa quinta de eventos porque toda a gente diz que é a única opção; ter de fazer uma cerimónia rigorosa para abrir buffet de saladas, dos grelhados, dos mariscos, das sobremesas porque o dj e o chefe de sala querem; ter de levar calçado que não vos é usual e confortável só porque noivos têm de usar assim...

Usem as opiniões dos outros para decidirem vocês o que querem e como querem.