Aqui há dias em arrumações com a minha tia encontramos umas fotografias do meu bisavô quando ele era pequeno. Quando vi aquelas fotografias com mais de 100 anos na minha mão fiquei petrificada. O meu bisavô morreu quando eu tinha um ano e pouco e a única imagem que guardo dele é de um momento do qual tenho um fotografia no colo dele, acho que associei o momento à fotografia e nunca mais me esqueci daqueles segundos com os meus bisavós.

Foi naquele momento, com aquela descoberta que me apercebi da magia da fotografia! Tinha na minha mão uma impressão com mais de 100 anos, em que o meu bisavô tinha 5 anos e estava com os seus pais (meus treta-avós), a irmã e o cão deles, e era no estúdio de um fotógrafo! Acho que ia adorar ver a máquina que foi usada!

E com esta descoberta decidi que hoje apetecia-me falar um pouco mais desta magia! Hoje em dia, a fotografia para nós é pegarmos naquele dispositivo que temos no bolso e zás, já está. E depois fica ali um ficheiro guardado algures com muitos 0 e 1 e a a vida continua. Não há aquela emoção de fazer achados e muitas vezes o ficheiro fica ali perdido para sempre. A impressão tem caído em desuso com muita pena minha. Se me deixassem tinha a casa forrada a fotografias, a momentos, a activadores de memória!

É por guardarmos estes pensamentos que procurámos ter sempre impressões associadas aos nossos trabalhos. Queremos que os vossos netos e bisnetos, e por aí em diante, peguem nas vossas fotografias e sintam aquele momento! Queremos perdurar esta magia! Para além disto, quando se vê aquele momento impresso, uma fotografia, é totalmente diferente. Nasce ali uma emoção fantástica. Vejo esta magia a acontecer tantas vezes. Sempre que entregámos um álbum a frase é: “É tão diferente ver impresso!”. Ninguém sabe explicar porquê, mas toda a gente sente que é diferente.

É por isso que aconselho a todos, ponham os vossos melhores momentos em suporte impresso, vejam-nos a ganhar vida, cor e emoção!