O nosso Diogo já faz 3 meses e aproveitamos o marco para vos falar um pouco de como esta a ser a nossa aventura com as fraldas reutilizáveis. Acreditámos que este post possa não ser interessante para todos mas como pode ser para alguns, aqui está!

O Diogo nasceu muito pequenino, tão pequenino que mesmo as fraldas reutilizáveis de recém-nascido, eram enormes. Tivemos de nas primeiras 2 semana usar descartáveis de prematuro e mesmo essas eram grandes! Entretanto arranjamos uma solução nas reutilizáveis para bebés muito pequeninos e até ter um mês usamos reutilizáveis em conjunto com descartáveis pois, a solução que arranjamos não dava para todas as mudas. O que sentimos durante este uso misto é que ele só fazia assaduras com descartáveis e apenas com estas havia algum cheiro. Também tinhámos muito mais fugas nas descartáveis pois temos um super mijão!

A partir daí ele passou a caber nas fraldas de recém-nascido reutilizáveis que tinhámos preparado durante a gravidez e ainda as usa. O uso destas fraldas é muito fácil tanto em casa como fora de casa, basta andarmos no saco com fraldas extra (como toda a gente) e um saco impermeável para as sujas. Vai tudo a máquina e fica perfeito, e se ficar com manchas sai tudo com o sol! Já apanhámos semanas com chuva, atrasou um pouco a secagem das fraldas, mas conseguimos manter sempre as reutilizáveis. O sistema que usámos até agora é fralda de pano (usamos umas que são maioritariamente bambu) e por fora uma capa impermeável. Por vezes, usámos alguns absorventes extra, por exemplo, de noite. Temos 18 fraldas pré-dobradas (as de dentro, que são até os 6,5kg), 5 capas (que dão até os 9kg) e 5 absorventes extra (por norma usamos um por noite), e mesmo com tempo chuvoso tem sido suficiente e o Diogo é mesmo muito mijão!

Entretanto estamos neste momento a fazer a mudança para as fraldas reutilizáveis tudo em um, que são fraldas completas, vestem-se como as descartáveis e crescem com o bebé, durando até ao desfralde. Temos já 3 e estamos a aumentar o stock e a experimentar marcas enquanto ele ainda cabe nas anteriores. Usámos já uma que dura a noite toda, sem fugas, e quando digo toda a noite é entre 10-12h! Claro que se ele fizer cocó de noite mudámos, não deixamos o rapaz sujinho! Com estas fraldas, para além de ajudarmos o ambiente, temos também noites tranquilas, pois ele mama durante a noite mas como não é preciso mudar fralda, muitas vezes mama a dormir! Com a adição desta de noite reduzimos muito mais o número de fraldas sujas e lavamos apenas de 2 em 2 dias, e pensamos que até daria de 3 em 3 mas não nos aventuramos ainda a acumular porque não gostamos de ver tantas sujas e porque pode vir a chuva de repente e estraga-nos os planos!

Até agora o feedback é super positivo! É muito fácil e bastante mais ecológico e sentimos que também fica mais barato! O único problema é que ao contrário das descartáveis que vai-se comprando, o investimento destas tem de ser todo de uma vez, apesar de ser um investimento bem menor, o facto de ter de ser feito todo de uma vez, pode não ser fácil para todas as famílias. O que aconselhamos é que comecem a comprar as fraldas na gravidez, para poder ser faseado! E se precisarem de ajuda, podemos tentar, mas também estamos em aventuras ainda, mas podem procurar muita informação em grupos de facebook e já temos várias lojas em Portugal especializadas no assunto que podem ajudar-vos!

Foi uma das primeiras decisões que fizemos quando soubemos da gravidez e estamos bem felizes com ela! Vamos continuar a usa-las e daqui a uns meses actualizamos o nosso feedback! Até já!